Os Caçadores de Gambozinos mudaram de "casa".


Encontra-nos em merakian.com/cacadores-de-gambozinos



Margarida Cepêda

.:.
Margarida Cepêda, nasceu a 12 de Abril de 1959 em Lisboa e é considerada como muitos a sucessora do Mestre Lima de Freitas. Por cá , pouco conhecida (“lobbies oblige”) mas lá fora com uma projecção invejável, Margarida Cepêda, recupera os valores femininos, pinta a polaridade feminina de forma mágica e “combate” com as suas obras o abafamento da pintura figurativa, tem vindo a marcar pontos, tanto mais que sabe e sente o simbolismo como ninguém. E quem vê os seus quadros sente-o.

Iniciou os seus estudos no Centro Infantil Hellen Keller, passou pela Escola António Arroio e mais tarde pelas Belas Artes, onde a temática do simbolismo não era bem vista, mas, Margarida Cepêda com um belíssimo sentido prático “aproveitou” esta passagem para adquirir a técnica que hoje faz dos seus quadros obras reconhecíveis à primeira vista , inequívocas e únicas.

Assim, logo, após ter terminado o curso em 1983, começou a pintar profissionalmente e nunca mais parou. Prova disso, são as exposições que tem feito ao longo dos anos que abrem sempre com um enorme sucesso.

Foi a primeira artista a aderir ao projecto “ Art for All”, pois considera que a mesma deve ser divulgada sem snobismos e sem elitismos. Tem como referência fundamental na pintura Leonardo da Vinci, mas Georges de La Tour, Turner e Friedrich como paisagistas foram fortes influências para Margarida Cepêda, assim como Manet e uma boa parte dos pintores pré-rafaelitas, Blake, os Simbolistas, Gustav Klimt, a pintura de Mucha, e a escultura de Rodin e Brancuzzi.


O baptismo da rosa - 2005
Óleo sobre tela
70x70 cm


[+Info:]

3 comentários:

  1. muy bien.

    PS:
    se este espaço (leia-se tipo de artigos) vai ser dedicado a outros q vos (nos) inspiraram, q tal criar um título q reflicta isso?! E antes do nome do artista colocar algo tipo: "Fonte de Inspiração: Margarida..." - mas claro q vão arranjar algo mais criativo (não significa inútil)... certo? :)

    e já agora, nenhum dos tópicos/marcadores reflecte o objectivo deste artigo

    e já agora... um tópico "artigo"??? não são todos os "POSTS" artigos? Lógica da batata

    Keep up the good work

    ResponderEliminar
  2. o comentário anterior resulta do facto de ter sido "enganado" pelo artigo. Ao clicar nele... pensei q iria ler um artigo sobre uma das "caçadoras" do movimento... afinal...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.